Monovias Aéras Automatizadas
Também conhecidas como EOM (Electrical Overhead Monorail), EMS (Electric Monorail System) entre outras siglas em inglês, são transportadores aéreos inteligentes. Formados por trilho um extrudado em alumino, de baixo peso e alta resistência, possibilitam o transporte das mais variadas cargas, desde componentes individuais, até grandes conjuntos em processos de montagem, como automóveis, caminhões e implementos rodoviários e agrícolas. De construção modular, permitem encaminhamentos dentro das necessidades da planta, e ainda possibilitando expansões ou alterações do layout.
Os carros são formados por trolleys, sendo normalmente o dianteiro motorizado. Dependendo da carga a ser transportada, diversos arranjos de trolleys são possíveis, possibilitando o transporte de grandes componentes e de elevadas cargas.
Os circuitos podem conter desvios, trechos de baixa velocidade para processos de montagem, e trechos de alta velocidade para vencer grandes distâncias. As paradas são precisas, o que possibilitam operações de carga, descarga e montagem de componentes de forma automatizada.
O controle de parâmetros como velocidade, aceleração, pontos de parada, não só do carro em si, mas também de dispositivos solidários ao conjunto, como talhas, manipuladores entre outros, são programados em um PLC localizado em painel fixo, sendo a comunicação aos carros através de rede Wi-Fi. A eletrônica embarcada possibilita esta comunicação, além de leitura milimétrica de posicionamento e o controle dos acionamentos do carro e de seus componentes.
A alimentação de potência dos carros é efetuada através de barramentos específicos para esta aplicação, instalados do próprio trilho, por meio de suportes padronizados. Eventualmente, a alimentação elétrica pode ser feita através de cabos de indução, sem contato físico, eliminando-se a possibilidade de faiscamento.
Estes transportadores são de baixo nível de ruído, no máximo de 65 dB a velocidades de 20 m/min. As rodas dos carros são revestidas de poliuretano, sendo todos os componentes isentos de lubrificação.
Portanto, são equipamentos de baixíssima manutenção, sendo possível ainda instalar-se estação de diagnose para avaliação dos componentes dos carros, como frenagem, aceleração, desgaste de escovas, controle das funções e controle de silhueta.
Quer saber mais sobre como um sistema de monovia aérea pode melhorar o tráfego da sua empresa? Basta entrar em contato pelo nosso site, pelo telefone +55 11 2356 5947 ou pelo e-mail convoy@convoy.ind.br. A Convoy é especializada em sistemas transportadores, com experiência, expertise e capacidade de entregar um projeto personalizado de acordo com as necessidades da sua organização.